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A Turma ESG CGERD 2009, é a 4º turma da Escola Superior de Guerra formada em SP com o apoio da FIESP.
O Curso foi encerrado com a solenidade de formatura que ocorreu no dia 08 de julho de 2009.
Os 32 integrantes da turma continuarão a se reunir com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos e propostas já iniciados durante o curso onde se formaram gestores em defesa.
A Escola Superior de Guerra (ESG) foi criada a partir de estudos desenvolvidos por um grupo de militares preocupados com as conseqüências da Segunda Guerra Mundial. Em 1948, o general Salvador César Obino (então Chefe do Estado-Maior Geral), em visita ao National War College, nos EUA, conseguiu de imediato o apoio dos norte-americanos, que se prontificaram em enviar uma missão militar para dar suporte à implantação da Escola. Em 20 de agosto de 1949 nasceu a ESG, um instituto de altos estudos subordinado diretamente ao Ministro da Defesa e destinado a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários para o exercício das funções de assessoramento e direção superior e para o planejamento da segurança nacional. Em princípio, a Escola foi idealizada para ministrar o curso de Alto Comando apenas para militares. Entretanto, também foi organizada para receber civis, com a criação do Curso Superior de Guerra (CSG).

Turma CGERD 2009

Turma CGERD 2009

domingo, 26 de julho de 2009

Despedida do Tucano na Força Aérea Francesa


Último voo foi no dia 22 de julho, após 15 anos de serviço. Mudanças na evolução dos cursos de treinamento de pilotos ditaram a aposentadoria.
O último voo dos aviões de treinamento Tucano no Armée de l´air (Força Aérea Francesa) foi realizado na manhã de 22 de julho. Os Tucanos franceses comemoraram recentemente, em 10 de junho, 15 anos de operação na Força e sua despedida oficial foi realizada no último dia 9 de julho, na Base Aérea de Salon de Provence, de onde operaram. Dos cerca de 20 aviões do tipo que permaneciam em serviço, alguns serão utilizados para a instrução de sub-oficiais mecânicos em Rochefort, e outros serão destinados a museus.
A retirada dos Tucanos de serviço no Armée de l´air deve-se a mudanças na sistemática de treinamento dos pilotos franceses, em que tanto o tronco comum da instrução quanto a pré-especialização em transporte ou caça deverá ser realizada em modelos Grob e Epsilon, em Cognac.
FONTE e FOTO: Armée de l’air / Sirpa Air
NOTA do blog fonte da noticia: a Força Aérea Francesa recebeu um total de 48 treinadores Tucanos a partir de 1993, em substituição aos jatos Fouga Magister. Por volta de 2002, 36 dos turboélices de treinamento fabricados pela Embraer permaneciam em linha (outros 10 ficavam estocados, em reserva). Em 2006, foi tomada a decisão de aposentar prematuramente a frota, devido à modificação na sistemática de instrução de voo, e a última turma a passar pela aeronave iniciou treinamento em março do ano passado.
fonte: www.aereo.jor.br

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