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A Turma ESG CGERD 2009, é a 4º turma da Escola Superior de Guerra formada em SP com o apoio da FIESP.
O Curso foi encerrado com a solenidade de formatura que ocorreu no dia 08 de julho de 2009.
Os 32 integrantes da turma continuarão a se reunir com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos e propostas já iniciados durante o curso onde se formaram gestores em defesa.
A Escola Superior de Guerra (ESG) foi criada a partir de estudos desenvolvidos por um grupo de militares preocupados com as conseqüências da Segunda Guerra Mundial. Em 1948, o general Salvador César Obino (então Chefe do Estado-Maior Geral), em visita ao National War College, nos EUA, conseguiu de imediato o apoio dos norte-americanos, que se prontificaram em enviar uma missão militar para dar suporte à implantação da Escola. Em 20 de agosto de 1949 nasceu a ESG, um instituto de altos estudos subordinado diretamente ao Ministro da Defesa e destinado a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários para o exercício das funções de assessoramento e direção superior e para o planejamento da segurança nacional. Em princípio, a Escola foi idealizada para ministrar o curso de Alto Comando apenas para militares. Entretanto, também foi organizada para receber civis, com a criação do Curso Superior de Guerra (CSG).

Turma CGERD 2009

Turma CGERD 2009

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Aeronáutica e Anac aprovam programa de segurança da aviação

Aeronáutica e Anac aprovam programa de segurança da aviação
Portaria prevê elaboração de programas que cumpram acordos assumidos pelo Brasil com outros países na área
fonte: www.estadao.com.br

BRASÍLIA - O Comando da Aeronáutica e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovaram o Programa Brasileiro para a Segurança Operacional da Aviação Civil (PSO-BR). A portaria conjunta foi publicada na edição desta segunda-feira, 17, do Diário Oficial da União e tem efeito retroativo a 8 de janeiro deste ano.

O PSO-BR orienta a elaboração dos programas de segurança operacional específicos da Anac e do Comando da Aeronáutica, que devem estar alinhados com os compromissos assumidos pelo País em acordos internacionais. Eles devem contribuir para aumentar continuamente a segurança das operações de aviação no Brasil.

Para tanto, cada uma das instituições deve criar Programas de Segurança Operacional Específicos (PSOE) onde serão definidas as prioridades de regulação e supervisão, que vão descrever o gerenciamento de riscos, os resultados de planos executados para segurança e as análises e motivos para adoção de prioridades nesses planos.

As informações de interesse comum geradas deverão ser compatilhadas entre a Anac e a Aeronáutica, assim como entre os Estados, para que a avaliação de segurança e o processamento sejam maiores. Segundo a portaria, a direção dos dois órgãos devem orientar a estruturação dos PSOE para atender as necessidades do País e disponibilizar os recursos precisos para a implementação e manutenção dessas regras.

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