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A Turma ESG CGERD 2009, é a 4º turma da Escola Superior de Guerra formada em SP com o apoio da FIESP.
O Curso foi encerrado com a solenidade de formatura que ocorreu no dia 08 de julho de 2009.
Os 32 integrantes da turma continuarão a se reunir com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos e propostas já iniciados durante o curso onde se formaram gestores em defesa.
A Escola Superior de Guerra (ESG) foi criada a partir de estudos desenvolvidos por um grupo de militares preocupados com as conseqüências da Segunda Guerra Mundial. Em 1948, o general Salvador César Obino (então Chefe do Estado-Maior Geral), em visita ao National War College, nos EUA, conseguiu de imediato o apoio dos norte-americanos, que se prontificaram em enviar uma missão militar para dar suporte à implantação da Escola. Em 20 de agosto de 1949 nasceu a ESG, um instituto de altos estudos subordinado diretamente ao Ministro da Defesa e destinado a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários para o exercício das funções de assessoramento e direção superior e para o planejamento da segurança nacional. Em princípio, a Escola foi idealizada para ministrar o curso de Alto Comando apenas para militares. Entretanto, também foi organizada para receber civis, com a criação do Curso Superior de Guerra (CSG).

Turma CGERD 2009

Turma CGERD 2009

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sp terá novo aeroporto. Infraero tem novo presidente e brig. Cleonilson assumirá cargo no CTA

Modelo de concessões prevê novo aeroporto em SP, diz Jobim
Ele informou, durante posse do presidente da Infraero, que estatal deve continuar à frente de 67 terminais fonte: Renata Verissímo - Agência Estado
BRASÍLIA - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou nesta quinta-feira, 13, durante a posse do novo presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Murilo Marques Barboza, que examinará na próxima semana um pré-modelo de concessões de aeroportos à iniciativa privada. Segundo ele, a ideia inicial é de que esse modelo seja utilizado, inicialmente, para a construção de um novo aeroporto em São Paulo e para criar as condições para que os Estados administrem seus próprios aeroportos.

Jobim informou que a Infraero deve continuar operando os 67 aeroportos que estão sob sua administração e, progressivamente, se verificará a necessidade de repassá-los à iniciativa privada. Segundo o ministro, o novo modelo de concessão ficará pronto ainda este ano. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está encarregada de elaborar a proposta. "Há um tempo longo para este debate. Não é para imediatamente", disse o ministro.

Jobim afirmou que o novo modelo precisa tratar de dois temas: a concessão de aeroportos públicos para a construção pela iniciativa privada e um tratamento diferenciado aos aeroportos particulares, que não podem ser usados para voos comerciais. Jobim disse que os aeroportos particulares devem ser operados por autorização.

Em relação à possibilidade de abertura do capital da Infraero, o ministro da Defesa disse que já há uma decisão política nesse sentido. O governo poderá vender até 49% do capital da empresa, mas, segundo Jobim, há algumas dificuldades jurídicas que precisam ser superadas, uma vez que a Infraero não é proprietária dos aeroportos. "A Infraero não tem patrimônio próprio, e isso cria dificuldades para o investimento privado entrar", comentou o ministro.

Presidência

O engenheiro eletricista Murilo Marques Barboza anunciou ao ser empossado presidente da Infraero, que não fará nenhum choque de gestão na empresa. Ele afirmou que dará continuidade às administrações de seus antecessores. Marques Barboza - que é funcionário da Nuclebrás e já integrou o Conselho Fiscal da Infraero - disse que controlar 67 aeroportos é tarefa para profissionais sérios e competentes.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim - de quem Barboza foi chefe de Gabinete -, lembrou as dificuldades que a aviação civil enfrentou em 2007 e a grande disputa que havia entre "os atores que operavam no setor". Na época, comentou Jobim, a Infraero e a Anac trabalhavam com agendas próprias. O ministro observou que foram feitas trocas de comando na empresa e na agência e que teve que pagar "o preço político" pela decisão de afastar funcionários que não faziam parte do quadro da Infraero.

Jobim disse que há muito serviço a fazer na Infraero, porque a aviação civil precisa atender à pressão da sociedade. E avisou que Barbosa terá um grande desafio: "Ele sabe que, se não cumprir as metas e resultados, ele sai. Mas eu tenho certeza de que ele saberá cumprir."

O ministro desejou ao novo presidente da Infraero boa sorte nas relações com outros órgãos do setor. E, em tom de brincadeira, alertou que a presidente da Anac, Solange Vieira, tem pulso forte: "Não pensem que, com esse seu jeitinho, ela é jeitosa. Ela morde pra burro."

Barboza assume a presidência da Infraero no lugar do brigadeiro Cleonilson Nicácio Silva, que estava no cargo desde agosto de 2007 e agora volta aos quadros das Forças Armadas. Ele assumirá cargo no Centro Técnico Aeroespacial (CTA) em São José dos Campos (SP).

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